Problemas na transmissão do seu veículo? Veja como resolver:

A transmissão automática é muito popular em muitos países há bastante tempo, já no Brasil, até um tempo, esse tipo de automatização era um sinal de luxo ou conforto adicional. Mas as coisas mudaram e hoje em dia metade dos carros fabricados no Brasil têm algum tipo de câmbio automático.

Assim como qualquer componente do veículo, o sistema de transmissão pode sofrer alguns defeitos. Por isso, fique atento a dificuldade para engatar as marchas, ruídos metálicos, marchas que desencaixam e trancos na hora da troca de marcha.

Continue lendo o texto e anote as dicas de como prevenir os problemas da transmissão automática:

 1. O que são transmissões automatizadas e como elas funcionam?

As transmissões automatizadas consistem em uma transmissão mecânica convencional na qual a troca de marcha é gerenciada por um módulo eletrônico, sem a necessidade do motorista acionar a embreagem e mudar a marcha por meio da alavanca de câmbio. Além de serem menos complexos, os câmbios automatizados são mais leves e isso proporciona uma redução no gasto com combustível, já que o consumo acaba sendo mais baixo.

2. Quais as vantagens da transmissão automática?

As vantagens da transmissão automática podem ser divididas entre as categorias conforto, segurança e economia. Veja mais detalhes:

  • Conforto: falar sobre conforto é falar sobre a experiência do motorista enquanto dirige. Ao dirigir um carro com câmbio automático o condutor não precisa trocar de marchas. Isso significa que ele não precisa usar a mão direita no câmbio e nem o pé esquerdo na embreagem. Dessa forma, dirigir fica muito mais confortável, especialmente no trânsito pesado das grandes cidades e rodovias;
  • Segurança: por não precisar usar o câmbio e a embreagem, o motorista pode ficar mais atento a outros aspectos da direção, ainda sobre segurança, a troca de marchas automática pode ajudar em momentos cruciais. Em uma descida de serra, por exemplo, o sistema escolhe a melhor marcha possível. Além disso, as ultrapassagens também ficam mais seguras. Isso porque o simples fato de pisar fundo no acelerador faz o caminhão “entender” que você precisa de mais potência;
  • Economia: ao mesmo tempo que a troca de marchas no momento adequado auxilia na segurança, ajuda também na economia. Primeiro porque o uso adequado do veículo como um todo diminui o desgaste e, consequentemente, os gastos com manutenção também. Em segundo lugar porque ao dirigir com a melhor marcha possível também resulta em economia de combustível.

 3. Quais sinais indicam problemas no sistema de transmissão automotiva?

É extremamente importante conhecer os sinais de desgaste em um sistema de transmissão automotiva. Na maioria das vezes, uma pequena peça com defeito pode causar danos a vários outros componentes, aumentando muito os custos de reparo e gerando uma enorme dor de cabeça.

Saber identificar esses sinais rapidamente evita a quebra de outras partes da transmissão e, em alguns casos, acidentes. Vamos conhecer agora os principais indícios de que algo não está funcionando como deveria.

  • Marchas arranhando: com certeza você já ouviu o barulho de marchas arranhando. Além de ser um som horrível, isso é péssimo para a transmissão do veículo. Toda vez que esse ruído é gerado, significa que as engrenagens da caixa de câmbio não estão se conectando corretamente. Como resultado, isso pode causar a quebra nos dentes dessas peças ou até mesmo a sua destruição. Dependendo dos danos, a caixa de câmbio pode ser totalmente comprometida. Esse problema normalmente é causado por desgaste no sistema de embreagem.
  • Embreagem muito alta: o ideal é que o veículo comece a se movimentar quando o pedal da embreagem estiver no meio do seu percurso. Com o desgaste natural do sistema, é normal que o automóvel comece a andar com o pedal cada vez mais próximo do fim de seu percurso. Quando você perceber que isso está acontecendo, significa que a embreagem está gasta e precisa ser substituída.
  • Dificuldades ao engatar: a troca de marchas deve ser suave e a alavanca de câmbio nunca deve ser forçada. Se você tiver que fazer isso, o fluido da embreagem hidráulica pode estar com o nível baixo ou o sistema de acionamento apresente desgaste ou folgas.
  • Barulho ao pisar no pedal da embreagem: quando você pisa no pedal e ele chega ao meio do seu percurso, você nota um ruído? Em um sistema de transmissão automotiva existe uma série de rolamentos, e provavelmente um deles está danificado. Esse barulho costuma ocorrer quando o rolamento da embreagem está desgastado.
  • Vazamentos: o grande problema dos vazamentos são os estragos que eles causam pela falta de lubrificação da transmissão. Tanto em embreagens hidráulicas quanto nas convencionais, isso causa o desgaste prematuro de componentes como a caixa de câmbio e a embreagem. Os vazamentos ocorrem principalmente por causa de retentores danificados. Quando detectados, devem ser corrigidos imediatamente.
  • Ruídos nas curvas: você entra em uma curva com seu carro e nota um ruído oriundo do sistema de transmissão? Esse ruído pode ser causado por desgaste nos semieixos, normalmente em suas juntas homocinéticas. Por ser um componente que absorve muitos impactos e trabalha em rotações elevadas, se a lubrificação não for feita corretamente ou as revisões periódicas forem ignoradas, vai ocorrer o desgaste prematuro.

4. Como solucionar os problemas no sistema de transmissão? 

Leve o carro num centro automotivo especializado:  

Caso você perceba que há problemas no sistema de transmissão do automóvel, leve o carro num centro automotivo especializado. Lá, os mecânicos poderão fazer alguns testes e propor as melhores soluções.

Tenha cuidado com o automóvel:  

Os cuidados com o automóvel garantem uma longa vida útil do seu veículo. Por isso, não dê trancos ao dirigir, faça sempre a manutenção preventiva e fique atento aos sinais como barulhos na caixa de câmbio.

Verifique o óleo do câmbio:

Na hora da manutenção preventiva, peça ao mecânico para verificar o óleo do câmbio. Somente um profissional saberá o que fazer para evitar problemas futuros com a caixa de marchas ou a própria embreagem.

Quais são as principais formas de evitar problemas na transmissão?

Sabe qual é uma das melhores maneiras de manter a transmissão do seu carro sempre em ordem? Evite ao máximo situações que fazem muito mal aos componentes desse sistema.

Um dos principais motivos de desgaste prematuro da embreagem é manter o pedal pressionado quando o carro está parado no semáforo, por exemplo. Isso aquece os discos e reduz muito suas vidas úteis. Se o veículo estiver parado, mude a marcha para a posição de ponto morto. Quando em ladeiras, use o freio de mão. Manter o automóvel parado usando a embreagem também aquece os discos e causa desgaste.

Arrancadas bruscas e solavancos são péssimos para a transmissão. Principalmente em veículos que possuem eixo cardan, esse comportamento pode quebrar o componente. Outras peças que sofrem muito com isso são os semieixos e o diferencial. Sendo assim, nada de sair cantando pneu!

Falando sobre o diferencial, sabia que existe um limite de peso que ele consegue suportar? Ignorar essa informação vai danificá-lo seriamente, além de causar desgaste em outras partes do veículo, como suspensão, pneus e freios. Atolamentos na lama ou na areia também são um problema. Forçar demais o veículo causa uma patinação no diferencial, e se isso permanecer por um tempo prolongado, é possível que ele seja danificado.

Não ande com uma transmissão sem a lubrificação correta. Essa é uma das maiores causas de problemas nesse sistema. Outro ponto importante é estar muito atento à qualidade dos lubrificantes. Economizar nesse item pode causar muita dor de cabeça e gastos altos com reparos.

Como as transmissões automatizadas podem impactar no desempenho de um caminhão?

Talvez você esteja se perguntando “afinal, quais são as vantagens da transmissão automatizada” sob o ponto de vista do desempenho do caminhão? Será que existem benefícios sob o ponto de vista da performance?

A transmissão automatizada traz muitos benefícios para o desempenho já que permite uma troca de marchas mais rápidas e eficientes, menor desgaste dos componentes internos da caixa de mudanças e da embreagem, diminuição das paradas não programadas e redução de erros de operação, já que depende menos da ação do motorista e isso contribui para o aumento do tempo de vida útil dos componentes.

Não podemos deixar de destacar mais uma vez a questão da economia de combustível, um aspecto importante e que causa um impacto significativo no orçamento. Isso porque hoje as despesas com combustível são um dos principais desafios tanto no planejamento financeiro dos caminhoneiros autônomos, quanto dos empresários na gestão das frotas.

Faça manutenção preventiva!

Por fim, se existe algo fundamental para manter seu veículo sempre em ordem é realizar a manutenção preventiva, evitando quebras inesperadas. Ela também reduz bastante os gastos com o veículo.

Com a manutenção preventiva é possível detectar problemas no carro antes que eles aconteçam ou quando ainda estão em estágio inicial — ou seja, são pequenos.

Lembra que alguns dos problemas mostrados podem ser causados por falta de lubrificação nos componentes? Isso é facilmente detectado com uma inspeção, evitando que partes mais caras sejam danificadas. Percebeu como a manutenção preventiva é importante? Fique atento e não deixe para depois a manutenção do seu veículo!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Outros Artigos

Confira

Borra no motor: o que é, como prevenir e como limpar?

Um problema comum que muitos motoristas precisam enfrentar em seus carros é a borra no…