Borra no motor: o que é, como prevenir e como limpar?

Um problema comum que muitos motoristas precisam enfrentar em seus carros é a borra no motor. Quando ela surge, o veículo começa a perder força de propulsão e pode até mesmo quebrar, parando de funcionar e causando um prejuízo enorme.

Por isso, é importante que o motorista saiba como se prevenir em relação à borra do motor e entenda o que fazer para evitar que ela apareça ou, no mínimo, identificá-la rapidamente para corrigir a situação.

Quer saber o que fazer para prevenir o seu carro da borra no motor? Então siga a leitura abaixo.

Para entender o que fazer para evitar a borra no motor, como preveni-la ou o que fazer depois que ela aparece, precisamos em primeiro lugar definir do que estamos falando.

 

O que é a borra no motor?

A borra que vemos é uma camada de óleo e resíduos que se forma dentro do motor do carro. Conforme o tempo vai passando, a camada vai solidificando o óleo e torna cada vez mais difícil a passagem de óleo líquido por ali.

Na prática, a borra vai dominando as galerias internas do motor, o que prejudica muito o seu funcionamento e pode levar, inclusive, a uma inutilização completa do propulsor do carro.

Este problema não se restringe apenas aos veículos mais velhos: qualquer tipo de motor à combustão pode estar sujeito a isso.

Como se forma a borra?

As borras são formadas pela oxidação do óleo para motor. Com o passar do tempo sua alteração física-química aumenta a viscosidade mudando o estado de líquido para pastoso, dificultando sua função de lubrificar, reduzir atrito e retirar o calor.

Como identificar a borra?

Para identificar se o seu carro está com borra de óleo, você pode abrir a tampa do motor e observar as peças visíveis. Se houver resíduos nessas peças, o problema deve ser combatido com a ajuda de um especialista.

Na troca de óleo também é possível perceber, principalmente quando óleo retirado escoa com maior dificuldade e também em menor volume da capacidade do motor.

O que causa a borra que aparece no motor?

Normalmente, são 3 os principais motivos do aparecimento desse problema:

  • oxidação do óleo;
  • degradação do óleo;
  • contaminação exterior.

 

Veja a seguir algumas das situações que causam a borra.

Troca de óleo na frequência incorreta:

Uma das situações que faz com que a borra apareça no motor é não trocar o óleo na frequência adequada recomendada pela montadora. Quando isso acontece, o óleo perde a sua viscosidade e começa a se solidificar, criando o início da borra.

Quando o filtro do motor passa da validade:

Outra razão que faz com que a borra surja em um motor de carro é quando o filtro que deveria protegê-lo já passou da validade. Na prática, ele não consegue mais  filtrar poeiras e outros resíduos adequadamente, o que faz com que eles se juntem ao óleo do motor e deem início à borra.

Mistura do óleo com aditivos não recomendados:

Uma prática comum, mas nociva para o automóvel, é misturar o óleo do motor com aditivos por conta própria, sem recomendações dos fabricantes.

Isso é prejudicial porque nem todo aditivo é compatível com determinado óleo de carro. Por causa disso, é possível que a incompatibilidade entre eles cause a degradação do líquido, o que gera a borra por consequência.

Os melhores óleos sintéticos do mercado já são produzidos com aditivos específicos e não precisam de nenhum outro para funcionar.

Hábitos do motorista:

Algumas ações específicas do motorista ajudam a causar o surgimento da borra no motor. Por exemplo, dirigir por estradas não pavimentadas, como estradas de terra, pode aumentar a quantidade de partículas no motor.

Inclusive, quem dirige mais em estradas de terra deve reduzir pela metade o tempo de intervalo entre as trocas de óleo. Por exemplo, se você deveria trocar o óleo a cada 1 ano, o ideal é fazer a cada 6 meses.

Outro hábito negativo é não dirigir por tempo suficiente para o motor começar a esquentar. Por exemplo, você acorda de manhã, pega o carro e anda por apenas 5 minutos com ele, repetindo o processo à noite.

Esse tempo não é o suficiente para que ele atinja a temperatura ideal, o que prejudica a vida útil do óleo.

Por fim, vale lembrar que usar gasolina batizada ou combustíveis adulterados em geral também podem causar a borra no motor ao levar resíduos contaminados para o propulsor do carro.

 

Como resolver o problema de borra do motor?

A solução vai depender da extensão de acúmulo de borra. Para responder isso, é recomendado sempre fazer uma avaliação com seu mecânico de confiança.

Se for um caso de acúmulo de uma camada bem fina, após algumas trocas simples de óleo (e de filtro) utilizando óleos convencionais ou contendo aditivos anti-borra , existe uma boa chance de ela ser removida pelo filtro de óleo do veículo. Aumentar a frequência de troca pode aumentar a chance dessa estratégia dar certo.

Caso haja um comprometimento maior, com uma grande camada impedindo a circulação e funcionamento do óleo do motor, será necessário a utilização de produtos específicos em um serviço feito especificamente em oficinas mecânicas, abrindo o motor.

Em casos ainda mais graves, onde há um grande comprometimento e muitas vezes a impossibilidade de reparo, sendo necessário trocar componentes do motor.

 

Como prevenir o surgimento da borra no seu carro?

  • Óleo Lubrificante adequado: seleção do lubrificante correto, com uma boa aditivação, principalmente detergência e dispersão. Onde os aditivos de detergência, tem a função de manter o motor e seus componentes limpos, já os aditivos dispersantes tem a função de “dispersar” as partículas sólidas evitando a formação de grumos maiores, que possam obstruir os canais de lubrificação;
  • Intervalos de troca: realizar a troca de óleo respeitando os períodos indicados pelo fabricante, levando em consideração as circunstâncias de utilização. Quando a condição de uso do veiculo é severa, reduzir os intervalos de troca do óleo, como por exemplo, uso do veículo apenas em meio urbano, onde o “arranca e para” somado a baixas distâncias, faz com que o óleo trabalhe em temperaturas mais baixas, podendo gerar a formação de borra fria;
  • Manutenção e conservação: é importante que sejam feitas as manutenções no motor como um todo, porém uma atenção especial deve ser dada ao sistema de arrefecimento, evitando vazamentos do fluido de arrefecimento para dentro do cárter. Também é importante manter o sistema com o nível e aditivação adequados, para proporcionar uma temperatura de funcionamento de acordo. Além disso, trocar filtros e manter limpos respiros do cárter, conforme orientação do manual.

Por fim, o uso de lubrificantes adequados, com períodos de troca adequados, respeitando as indicações do fabricante aliado a manutenção adequada do sistema de arrefecimento, a formação de borra ocorrerá em menores níveis, aumentando a vida útil dos componentes e do motor como um todo.

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