COMO SE PREPARAR PARA ENFRENTAR A CONSOLIDAÇÃO NO SEGMENTO DE AUTOPEÇAS

O ano de 2020 foi muito difícil para todos em função da pandemia de Covid-19, mas as perspectivas para 2021 são muito boas, no que diz respeito a Consolidação no Segmento de Autopeças. Portanto, esteja preparado para alavancar os seus resultados.

A idade média da frota de veículos leves no Brasil se estabilizou em torno de 10 anos. Uma Autopeças, é um bom negócio se bem administrado. Este canal de vendas representa cerca de 15% do volume total de lubrificantes automotivos para veículos leves, ou seja, carros, vans, pick-ups e SUVs.

Proprietários de veículos antigos tendem a seguir especificações inferiores às recomendações de lubrificantes das montadoras, pois a escolha dos intervalos de autopeças e graus de viscosidade dependem mais do orçamento do proprietário do que de considerações técnicas. Já os proprietários de veículos novos, respeitam o intervalo de Autopeças recomendado e a categoria de serviço API do motor de veículos leves, que hoje são SL, SM, SN, SN Plus e SP.

Gerenciamento Financeiro

O gerenciamento financeiro consiste no acompanhamento, previsão, administração de custos e controle das movimentações financeiras de uma empresa, ou seja, entradas e saídas de dinheiro. Parece complexo, mas hoje em dia existem sistemas de gestão que fazem isso automaticamente, integrando todos estes processos e gerando relatórios sobre a saúde financeira da empresa.

Como fazer um bom Gerenciamento Financeiro

A primeira ação é a escolha adequada de um sistema de gestão financeira de acordo com o perfil do seu negócio. Verifique as opções do mercado utilizados com sucesso, isto irá garantir o controle sobre todos os processos da empresa, não somente da área financeira. Este sistema deve integrar o controle de estoque com o seu fluxo de caixa, entradas e saídas de produtos, relatórios sobre a situação de cada uma das áreas. O sistema deve funcionar pela internet, pois isto possibilita que o empresário faça a gestão à distância, caso tenha várias unidades de Autopeças.

Controle das Transações Financeiras

É necessário ter o controle sobre toda movimentação financeira de uma empresa através de um sistema de gestão financeira, que integre todas as áreas do negócio, gere relatórios, permitindo que o empreendedor possa analisar as áreas que estão deficientes, e eficientes para as tomadas de ação.

Controle das Entradas e Saídas

De nada adianta entrar dinheiro, se não houver um controle eficaz do que está saindo da sua empresa. Por isto, é necessário realizar um balanço geral do financeiro da empresa mensalmente, buscando sempre o equilíbrio. O sistema automatiza de todos os valores que entram e saem da empresa todos os dias, seja pelo caixa seja pela renovação do estoque, além de controlar contas a pagar e a receber, para se ter uma visão de curto e médio prazo.

Controle de Cobranças

A inadimplência pode ser um fator decisivo para a saúde financeira da sua empresa. É essencial saber diariamente quanto de dinheiro há ainda para se receber de clientes, dentro do prazo, e principalmente com atraso no pagamento. Dentro do possível, procure incentivar o pagamento à vista, ou outras formas de pagamento seguras, mas que não lhe tragam taxas ou juros abusivos.

Controle de Gastos

O sistema de gestão financeira irá informar aonde estão os gastos, e se estão trazendo o resultado. Seu principal objetivo é gerar lucro. Caso algum investimento não esteja na direção correta, troca-se a direção. O sistema deve também classificar e categorizar por tipo de gasto para ter uma visão financeira organizada e clara.

Gerenciar Lista de Clientes

O cadastro de clientes é bastante importante. Isso permite saber o histórico de compras de produtos e serviços, a frequência, o ticket médio, as preferências de produtos, se é bom pagador, além de dados pessoais, em casos de promoções ou campanhas de fidelização.

Processos Automatizados

A automação das atividades aumenta a produtividade e a confiabilidade das informações, evitando retrabalho e motivando os funcionários. Esses benefícios se estendem também aos seus clientes.

Como treinar a sua equipe

A equipe mínima deve ser formada por uma pessoa que cuide do atendimento ao cliente e gestão dos assuntos administrativo e financeiros, com o apoio de um software de gestão adequado, e profissionais vendedores de balcão, com a devida capacitação técnica.

Estes profissionais devem estar devidamente treinados para a Autopeças, tendo capacitação para entender sobre lubrificantes de motores, transmissões, fluidos, bem como dos diversos tipos de filtros. Existem muitos tipos de veículo, modelo e ano, que exigem que o profissional domine todos os procedimentos para realização dos serviços, bem como a correta definição da marca e tipo do óleo lubrificante.

O profissional deve estar alinhado com o seu Plano de Negócios, do ponto de vista técnico, e também comercial. Dentre os tipos de aplicação, devemos ter um cuidado especial com a Autopeças de transmissão automática, pois neste caso, será necessária uma especialização, devido à complexidade técnica. Uma falha no procedimento de troca ou na aplicação do produto correto, poderá causar uma grande dor de cabeça.

É necessário que toda a equipe esteja capacitada para um bom atendimento, com conhecimento sobre os produtos e serviços que oferece. O treinamento mínimo deve ter o seguinte conteúdo:

– Tipos de Óleos e Fluidos Automotivos

– Autopeças e Fluidos Automotivos

– Óleo Adequado para cada Motor

– Ferramentas Necessárias para Trocas

– Marcação da Kilometragem

– Próxima Troca

– Dicas na Hora da Troca

– Equipamentos

– Rapidez na Manutenção

– Qualidade no Atendimento

– Troca de Filtros de Óleo, Combustível, Ar de Cabine e Ar.

– Uso de Tambores de Óleo

– Descarte de Resíduos e Meio Ambiente – OLUC

Veja os Tipos de Óleos e Fluidos Automotivos:

– Óleo de Motor

– Óleo da Transmissão Manual, Manual Automatizada e do Diferencial

– Óleo da Transmissão Automática

– Óleo da Transmissão CVT

– Óleo da Transmissão DCT

– Óleo da Direção Hidráulica

– Fluido de Arrefecimento

– Fluido de Freio

Como Prestar um Serviço de Qualidade

A equipe de Autopeças é a mais importante do seu negócio. Entenda como motivar e incentivar seus colaboradores a serem os melhores profissionais possíveis. A gestão de pessoas não é tarefa fácil, e muitos empresários enfrentam dificuldades para manter sua equipe motivada e interessada no dia a dia do trabalho. A motivação e o comprometimento são as palavras-chave. A rotina, o estresse do transporte público, acordar cedo todos os dias e problemas pessoais podem causar desânimo.

– Envolva a Equipe na Administração

Ouvir sua equipe nas decisões administrativas mostra que a opinião deles é importante. Isto aumenta a sensação de autonomia, confiança e prestígio dos profissionais. O líder deve reconhecer a capacitação e a iniciativa sobre os procedimentos. Ouvir a opinião da equipe é uma excelente ferramenta para implementar melhorias. Eles são os formadores de opinião, e o elo entre os seus clientes, serviços, preços e produtos. Essas informações podem trazer melhorias para seu negócio sem nenhum custo adicional.

– Mantenha Contato Frequente

O bom relacionamento com a equipe de Autopeças é fundamental para a motivação. Alguns líderes só falam com a equipe quando algo dá errado, com críticas e ameaças. Saiba reconhecer os acertos. Assim como em qualquer relação social, conversas regulares são fundamentais para manter a comunicação em dia. O ideal é sempre dialogar, para garantir o alinhamento de ideias e incentivar debates produtivos.

– Solicite Ideias

Muitos empresários são centralizadores e arrogantes, sem oferecer abertura para opiniões. Não hesite em pedir ideias e sugestões para a equipe. É importante que os colaboradores saibam que são ouvidos dentro do ambiente de trabalho. Se a cada cem ideias, uma seja aproveitada, você já estará no lucro. Essa única sugestão pode ser o suficiente para otimizar o rendimento do seu negócio.

– Dê atenção Individual

O feedback individual é importante para motivar a equipe assim como o feedback coletivos! A recomendação de ouro é elogiar em público, ou em particular, mas se o assunto for relacionado a alguma crítica, procure por uma conversa privada sempre com muito respeito. Outra tarefa difícil para o empresário é evitar conflitos entre a equipe.

– Crie Metas

Os funcionários sentem-se motivados se tiverem desafios e metas plausíveis para cumprir, isto é comprovadamente eficaz. Se as metas forem irreais o efeito será o contrário, pois eles terão a sensação de estarem sendo explorados, e que por mais duro que seja seu esforço no trabalho, nunca será suficientemente bom para você, e perderão a motivação.

Prepare-se

Prepare-se para enfrentar a consolidação no segmento de Autopeças, siga as dicas deste Blog e garanta que sua a equipe de Autopeças estará sempre motivada.

Ofereça produtos e serviços de qualidade, tenha preços competitivos sem perder o foco na rentabilidade. Fidelize seu cliente!

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