Quais fluidos precisam de revisão?

Vamos começar esse texto falando de uma questão interessante. Muitas vezes no mercado de carros usados vemos modelos que apresentam baixa quilometragem pelo tempo de uso. Isso é algo positivo ou negativo? Mais vale um carro rodado com manutenção em dia ou um pouco rodado?

A manutenção de um automóvel e seus fluidos é algo essencial não somente para o seu bom funcionamento mas também para que a vida útil seja preservada e, além dos componentes, a questão de peças internas que podem apresentar problemas sérios e invisíveis até o momento da quebra.

Dessa forma podemos pensar inicialmente que um veículo com baixa quilometragem possa ter vantagem em relação ao outro. Mas somente no caso de que este veículo tenha tido manutenção ao longo dos anos. É a chamada manutenção por tempo e não por quilometragem. Tão importante quanto a primeira e essencial para a preservação do conjunto.

Já falamos sobre isso em veículos antigos que acabam circulando um pouco e, portanto, necessitam da citada manutenção por tempo. De modo geral uma troca de óleo e filtros a cada ano e uma revisão geral das mangueiras, especialmente de freio, radiador e combustível, que acabam ressecando com a falta de uso.

Mas e quando falamos de um veículo que tem uso normal? Além da troca de óleo por quilometragem quais fluidos necessitam de manutenção periódica? Essa pergunta também é respondida no manual do proprietário, que traz uma tabela completa de manutenções preventivas e periódicas durante os primeiros anos de uso.

Porém, fora isso, a revisão e troca de fluidos é indicada e deve ser feita dentro de um prazo estabelecido para que o produto não perca a sua efetiva viscosidade e função de proteção e lubrificação de determinados componentes. Esta manutenção preventiva acaba sendo essencial para evitar problemas no funcionamento.

Mas o que trocar e quando trocar? Geralmente existem lubrificantes para troca com uso mais severo do carro, que antecipa o serviço, e outros para uso menos severo. Além do lubrificante de motor o fluido de freio também precisa de revisão periódica. A necessidade de troca do fluido de freio bem como de pastilhas e disco deve ser verificada de acordo com sua utilização. Com a perda de eficiência da frenagem e desgaste de peças essa troca deverá ser efetuada, com especial atenção para sangria do sistema e o (DOT) correto indicado pelo fabricante.

Outro item que precisa de verificação constante é o fluido de arrefecimento do motor. Nesse caso não existe uma data ou quilometragem específica. Porém, o sistema que funciona com água desmineralizada e aditivo deve ser verificado em relação à tonalidade e também ao nível. Se baixar pode estar ocorrendo algum tipo de vazamento no sistema e, nesse caso, além da substituição também será necessário verificar as mangueiras.

Grande parte dos veículos vendidos no Brasil possui tração dianteira. Mas temos vários modelos que trazem tração traseira ou integral, o que indica a necessidade de verificação de mais um item: o óleo do diferencial. Nesse caso é indicado o monitoramento e troca por quilometragem ou tempo. Mas isso deve ser abreviado em caso de uso severo.

Por último e não menos importante o óleo do câmbio também tem que ter o seu nível monitorado. Em muitos carros atuais não é possível verificar e o manual fala que não há necessidade da troca. Mas com quilometragem mais elevada e, de acordo com algum tipo de ruído ou dificuldade na mudança de marcha, é importante a verificação e troca. E com esses cuidados básicos você aumenta a vida útil e consegue rodar com tranquilidade por muitos quilômetros sem preocupações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira Outros Artigos

Confira

Nível do óleo do motor acima ou abaixo do limito máximo: tem problema?

Nível do óleo do motor acima ou abaixo do limite máximo: tem problema?

O óleo do motor é um lubrificante fundamental para o funcionamento eficiente de um motor…